24.6.07

Robert Morris


No dia 9 de fevereiro de 1931, na cidade de Kansas, nasceu Robert Morris.
Após estudar engenharia voltou-se para a arte e a crítica de arte, escrevendo, em 1966, uma tese de mestrado sobre Brancusi.
Nos anos 50 Morris se interessou pela dança, ao viver em San Francisco com sua esposa - a dançarina e coreografa Simone Forti.
Durante os anos 60 e 70, Morris teve um papel central em definir três movimentos artísticos principais do período: esculturas minimalistas, arte processual e earthworks.
Morris exibiu as quatro partes em NY, 1964 e 1965, usando elementos múltiplos, separados, idênticos, retangulares ou cúbicos. A forma neste trabalhos é um dado das unidades individuais e ao mesmo tempo algo implicado na relação entre as unidades. Na Segunda metade dos anos 60, Morris explorou processos industriais mais elaborados para seus trabalhos minimalistas, usando materiais tais como o alumínio e aço. Como estas fabricações industriais, uma série de esculturas Neo-Dada-Dada, criadas nos anos 60 desafiaram também o mito da auto-expressão artística. Isto inclui auto-retratos irônicos e eletroencefalogramas.
Nos anos que se seguiram a madeira compensada e o aço deram lugar aos materiais macios. Entre estes materiais estão o feltro, que Morris empilhou, que o levou a outro tipo de trabalho mais voltado para o processual, que ele chamava de “antiforma”. Como um tipo de performance, esse trabalho não tem forma fixa mas uma série de instâncias. A composição resulta processo que envolve uma ação (respingar, derramar ou derrubar) e um material não rígido (tinta fluída ou feltro maleável). Essa foi a primeira vez que o artista associa seu trabalho à pintura e não à escultura.
Uma de variedade destes trabalhos estiveram, em 1968, na galeria de Leo Castelli , NY. Os projetos subseqüentes, de Morris, feitos durante o final dos anos 60 e começo dos 70 incluíram instalações de interior, com materiais inortodoxos como a sujeira e fiapos.
Desde os 1970s, Morris explorou meios variados como desenhos, earthworks, instalações do espelho, pinturas e carcaças de Hydrocal e de fibra de vidro; nos temas que variam do holocausto nuclear às investigações filosóficas
Ludwig Wittgenstein.

Nenhum comentário: